Ruichang: nosso residencial do tamanho de um quarteirão

“Molewa” foi um concurso de arquitetura internacional para um novo bairro de Ruichang, cidade da província de Jiangxi, na China. Nossa proposta aposta na ideia de uma nova era da arquitetura chinesa – uma era menos espalhafatosa e mais atenta ao contexto local. A proposta atualiza elementos tradicionais, evita gestos formais gratuitos e tem por consequência uma arquitetura atenta ao vernacular do sul da China, marcado por janelas protegidas por grades e plantas.


Formalmente, o edifício é como um empilhamento de apartamentos de maneira algo informal, numa linguagem aleatória onde a informalidade gera surpresas e repetições. Alguns apartamentos têm terraços que permeiam o volume do edifício. Escadas laterais externas, presentes nestes apartamentos, permitem dividir o uso de um terraço por dois apartamentos. Provendo leveza e ritmo, eles podem ser rearranjados em função dos desejos do incorporador: o projeto pode comportar mais ou menos terraços dependendo do perfil de moradores a ser atingido, do custo de construção pretendido e da realidade do mercado local.

O que permite o aspecto algo informal do edifício é a sua estrutura: um padrão tradicional em três dimensões que gera complexidades e síncopes espaciais – a estrutura escapa do seu padrão quando não sustenta apartamentos (ou quando funciona apenas como suporte para os jardins suspensos que unem os diversos blocos).


Assim como ocorre em diversas cidades da Europa, aqui o projeto do lote coincide com o projeto do quarteirão: o edifício define uma frente urbana com uma clara unidade arquitetônica em toda a quadra, deixando seu miolo como espaço público compartilhado. E apesar de ser um prédio do tamanho do quarteirão, sua horizontalidade mitiga sua escala e lhe garante o mesmo acolhimento de um edifício de poucos andares.

  • FACHADA.2wide copy.jpg
  • BsAsisometricoWideVerde copy.jpg
  • vistaruawide copy.jpg

Receba nossas novidades em primeira mão.

Field is required Incorrect email
Field is required Incorrect email
Field is required
Your message was sent successfully
Sorry, your message was not sent