A infraestrutura verde

Quando você ouve a palavra “infraestrutura”, provavelmente pensa em estradas, pontes e túneis. Mas na verdade nem todas as infraestruturas são construídas pelo homem: os exemplos mais críticos muitas vezes vêm da natureza. As várzeas, por exemplo, são importantes infraestruturas naturais porque filtram o escoamento das chuvas, reduzindo a poluição que de outra forma atingiria rios, lagos e oceanos.


Em vez de construir enormes piscinões de concreto para proteger das enchentes aqueles que vivem nas grandes cidades, melhor seria investirmos em infraestrutura verde. Ela é especialmente importante para precaver-nos contra inundações agravadas pelas mudanças do clima. De telhados verdes ao pavimento permeável, comunidades urbanas em todo o mundo estão provando que a natureza pode fornecer-nos soluções as mais inovadoras.


O contínuo desenvolvimento de uma cidade sobre várzeas e áreas verdes rurais diminui a permeabilidade do solo. Como consequência, menos água de chuva infiltrar-se-á no solo, causando um acréscimo no volume de água que escoará pelas ruas. As galerias de águas pluviais, que antes atendiam a precipitação das chuvas, passam a não atender às novas demandas. O resultado são as famigeradas enchentes.


O Edifício Buenos Aires é um exemplo de aplicação do que estamos chamando de infraestrutura verde. Pelas normas da Prefeitura de BH, o terreno do edifício deve ter 10% de sua área permeável, ou seja, 10% da área total do lote deve permitir que a água infiltre-se no solo. Mas no BsAs a área permeável é de quase o dobro das normas.


Sintonizado com outros exemplos de responsabilidade ecológica mundo afora, ele é um prédio que pode mudar a cidade. Ainda que seja uma gota no oceano.



  • FACHADA.2wide copy.jpg
  • BsAsisometricoWideVerde copy.jpg
  • vistaruawide copy.jpg

Receba nossas novidades em primeira mão.

Field is required Incorrect email
Field is required Incorrect email
Field is required
Your message was sent successfully
Sorry, your message was not sent